domingo, 5 de fevereiro de 2012

O Melhor Remédio

     O remédio capaz de num instante nos fazer esquecer a dor, nos salvar das preocupações e eliminar o estresse é mais antigo do que xarope, não é vendido em farmácia e nem precisa de receita médica. Rir, sorrir é o melhor dos remédios: de efeito analgésico, fortalece o sistema imune, melhora a autoestima, devolve à pele o viço e aos olhos o brilho. Quem se preocupa muito com beleza deveria saber que melhor do que botox e cirurgia plástica é manter o riso solto e a cara alegre. Alias, não há beleza que resista à expressão de infelicidade. Ainda que o sorrir seja apenas um exercício muscular dos lábios, gerará poderosos efeitos, pois o cérebro só nos conhece a partir dos sinais que lhes enviamos. Se a boca sorri, uma parte da mente imagina felicidade, alegria e, mesmo se enganando, fica mais alegre e mais feliz. Alem de todos os benefícios, ainda é altamente contagioso. Pelo efeito do chamado espelhamento, se uma pessoa nos sorri temos, instintivamente, a tendência de lhe sorrir também, retribuindo e multiplicando a sensação de bem estar.

     Pois nesses tempos em que tudo se vende e custa caro, é um alivio saber que podemos ser salvos de muitos males exercitando uns poucos músculos do rosto. Sorrir dos escorregões, dos tombos que levamos quando nos equilibrávamos saltitantes nas ilusões da vida. Rir, sorrir, achar a graça das coisas - por mais escondida que ela esteja, pois sempre haverá um lugar, mesmo que seja um cantinho, aonde se esconde o motivo de riso. É dali que salta o sentido engraçado da piada, construída do detalhe, do subliminar. Se não achamos graça é porque não encontramos o ponto que desamarra a tensão, relaxa e solta o riso. Não entendemos a piada da vida, não descobrimos o quanto nossa existência pode se tornar leve se a levarmos menos a sério.

     No fundo, as frustrações são resultados dos equívocos, dos enganos, do lado ridículo que todos temos e que nos faz imaginar sermos maiores e melhores do que efetivamente somos. Fazer graça das situações é uma arte, uma forma sofisticada de inteligência que alguns abençoados ganham ao nascer. Assim são pessoas humorísticas que recontam histórias que todos vivemos, fazendo dos dramas cotidianos cenas dignas de riso, ágeis artesãos de fazer do trágico algo cômico. Afinal de contas, a vida pode ser sofrida tragédia ou engraçada comédia, dependendo muito da escolha entre chorar ou rir de nós mesmos. Quando olhamos para trás, muitas vezes nos deparamos com muitas situações levadas a sério demais e com pessoas com as quais nos enganamos. Podemos rir muito do que um dia nos fez chorar e que com correr dos anos a vida revelou ser apenas engano, não valer nenhuma de nossas lágrimas. Experiências vividas de forma amarga podem ser relembradas com o olhar sereno da maturidade provocando boas risadas.

     O humor pode ser aprimorado, mas também piorado pelo efeito dos anos, como acontece com todos os demais traços de personalidade.  O passar do tempo ensina apenas aos que possuam sensibilidade para prender.  Neste final de semana, teremos a oportunidade de tomar uma dose extra desse magnífico remédio, dando muitas gargalhadas com o show do Guri de Uruguaiana. Desejo que os leitores aproveitem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário