segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Os Aposempatos e os Pega Ratões



    Os pouco afeitos ao sabor das letras, criticam o ensino de regras ortográficas e gramaticais, por considerarem o assunto complicado e enfadonho. Contanto que seja resolvido, tanto lhes az que seja um problema, um "probrema" ou um "polema". Em parte, os traumas escolares com a Língua Portuguesa se justificam. Gastam-se anos de vida estudando os floreios da linguagem, sem que a riqueza do vernáculo se associe com sua importante função organizadora do pensamento. Pelas vias e lapsos da palavra nos revelamos e pelos mesmos caminhos desvendamos o mundo, deciframos pessoas, resignificamos a realidade.
     A aprendizagem da leitura é algo transformador, mas não basta ler. É preciso alcançar o entendimento crítico do que se lê. Como tornar o ensino mais encantador e também mais útil? Uma idéia é atrelar a aprendizagem ao cotidiano e, neste aspecto, a vida de hoje é por demais inspiradora.
   Talvez um dos exercícios mais criativos e envolventes pudesse ser a proposta de realizar pesquisas de campo, em especial no espaço profícuo das peças publicitárias. Nos anúncios encontramos assassinatos de Gramática e Ortografia, ofertas curiosas, coisas engraçadas, mas, principalmente, muitas armadilhas publicitárias - estas, especialmente, mereceriam aprofundados estudos em todos os graus de ensino.
     Atualmente o alvo principal da propaganda são os aposentados e pensionistas. Figuras de idosos ricamente vestidos, desfrutando praias do Caribe, sugerem que com um empréstimo o aposentado possa mudar de vida. Alguns textos anunciam expressamente a promessa de transformação radical.  Parece que da fila do Inss o aposentado saltará direto para o embarque num luxuoso cruzeiro marítimo. Sem mínimo pudor, artistas consagrados personificam agiotas sorridentes, sustentando promessas enganosas. O bombardeio é total: anúncios em embalagens de lojas de todo tipo, propagandas enxertadas em programas de grande audiência, cartazes por todos os lados. "E o melhor de tudo: desconto direto na folha de pagamento."  Melhor para quem???
     Os aposentados são os patos da vez, os aposemtapos, prestes aperderem, no impulso de um telefonema, um terço de suas penas, ou melhor, de seus penosos benefícios. Notícias dão conta de que 25 mil depenados, digo, aposentados são cozinhados diariamente num caldeirão fin/anceiros de mais de 5 bilhões de reais. Deixemos os números de fora - para serem tratados quando falarmos na disciplina de Matemática.
     O tema "empréstimo para aposentados" é apenas um exemplo dentre tantos outros assuntos, muito atuais, que podem ser ricamente explorados em sala de aula, para estimular a percepção de mensagens subliminares, dos duplos significados, dos conteúdos discrepantes, dos sujeitos ocultos dissimulados. Essas atividades são normalmente trabalhadas apenas às vésperas do vestibular,como treinamento para enfrentar os usuais "pega ratões", como são conhecidos os textos que inspiram equívocos de interpretação.
     Se os aposentados e os consumidores em geral estão sendo tratados como patos, ratos e outros bichos, aprimorar a leitura dos "pega ratões" pode ser preciosa aquisição escolar.
Publicada  em 23/04/2005
Caderno Mulher -Jornal Agora   

Nenhum comentário:

Postar um comentário