quarta-feira, 23 de setembro de 2009

PERCURSOS IMPROVÁVES

Caderno Mulher Interativa
15/03/2008   
    Nada melhor do que o correr da vida para mostrar que nem sempre o provável se confirma ou que Deus ajuda a quem cedo madruga. É só passar os olhos para encontrar exemplos mil de percursos de vida improváveis.


    Por destino ou pela mágica assustadora dos acasos, muitas histórias contrariam as expectativas. Há histórias de todos os tipos. Gente que deu certo logo de cara, brilhando precocemente, sem mínimo esforço para tão excelente resultado. Algumas pessoas flainam a vida toda com ventos sempre lhes prestando favores. Já há outras existências que emperraram, custam a alçar vôo, até que, súbita e inesperadamente encontram a rota certa e alcançam sucesso inimaginado. Há, infelizmente, os que jamais encontram prumo, eternamente errantes e os que cumprem percursos de vida absolutamente improváveis.

    É só escrutinar a memória para encontrar exemplos de vidas que não cumpriram prognósticos. Lembra aquela turma da primeira classe de sala de aula? A aluna que tinha o caderno todo certinho, cheio de cores e bela caligrafia? Pois é. Ela não era para ter tirado o primeiro lugar no vestibular mais difícil e feito a melhor das carreiras universitárias? Não prometia ser o maior sucesso na vida ou pelo menos nos estudos? Pois não foi – deu em pouca coisa, a pobre menina. Sabe-se lá por que deixou os estudos antes de concluí-los, apaixonou-se, casou-se e nem se sabe se foi feliz para sempre. E o outro, aquele lá do fundo da aula, especialista em aviõezinhos de papel e az em jogar explosivos nos banheiros? É, aquele mesmo que toda a escola pensava que só poderia acabar como terrorista ou no mínimo perder-se no mundo da bandidagem. Sabem no que deu? Concluiu seus estudos e hoje é um homem sério, virou chefe de família correto e pacato, que respeita as normas de trânsito e se tornou síndico de condomínio.

    Percursos improváveis acontecem em histórias de trabalho e mais ainda no roteiro dos amores. Provavelmente seja no campo do amor que a vida apronte as maiores surpresas. Há os amores “certinhos”, daqueles que cumprem todos os rituais de passagem, do namoro ao casamento e que depois descambam. Outras alianças são trocadas aos trancos e barrancos e vingam casamento longo.

    A vida dificilmente é previsível, pois tudo – absolutamente tudo o que temos e o que somos é provisório e temporário. Os sucessos e os fracassos; a beleza e a juventude; até mesmo a inteligência e a cultura podem ser desgastados na demora de longos anos ou cassados subitamente, pelo mais impensável dos azares... Mas também pode ser que sobrevivam teimosamente aos desafios do tempo, pois o destino se afigura como um ilusionista, sempre capaz de inesperadas cartadas, de nos provocar espanto. Ele, que escreve os caminhos improváveis, nos provoca medo, mas talvez seja sempre nossa maior esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário