quarta-feira, 23 de setembro de 2009

PAC VERSÃO F

Publicado Jornal Agora
Caderno Mulher Interativa
21/06/2008 
    Para quem tem filhos que cresceram, estão adultos, mas pensam ainda serem adolescentes está sendo lançado o PAC – v.F: Programa de Aceleração do Crescimento, versão Familiar. Trata-se de uma ferramenta de gestão para mudança de hábitos e rotinas domésticas e familiares com vistas à correção tardia de erros educativos e aceleração do amadurecimento de filhos adultos – que deveriam ser chamados de adultocentes.


    O primeiro item do PAC – v.F, talvez o mais importante, trata da definição dos atores sociais, que são divididos apenas em dois grupos: os gestores – também conhecidos como mantenedores ou provedores – que são aqueles que financiam as despesas, e os usuários – que são todos os que não compõem o grupo anterior, por não participarem com recursos de custeio. Desta forma: os pais são os gestores e os filhos são usuários. Ficou claro?

     O segundo item trata do sistema de gerenciamento que passa a ser autocrático, antidemocrático e antipopular: manda quem pode pagar e obedece quem quer usar. O direito de voz é mantido, mas o de voto ficará facultado a situações excepcionais, sempre respeitando as autoridades constituídas.

     O novo sistema reproduz todas as forças e pressões que a realidade extrafamiliar imporá aos filhos, quando saírem do ninho. O PAC- v.F é um verdadeiro treinamento de ponta, de alto nível, modelado para total eficiência de resultados, com mínimos custos.

     Implantados os itens 1 e 2 , o passo seguinte é estabelecer a jurisdição e um novo zoneamento nos direitos e deveres de ocupação. O território do PAC- v.F é a casa, dividida por zonas identificadas facilmente por cores. A Ala Vermelha é a de entrada, antigamente conhecida como sala de visitas – na época em que o espaço era sagrado apenas para esses seres de comparecimento esporádico e trato formal. Nos espaços exíguos residenciais de agora o cômodo passou a ser nomeado de sala e costuma ter ocupação multiuso. Entretanto, devido a continuar sendo o lugar de entrada dos menos íntimos, a Ala Vermelha deverá ser mantida permanentemente em ordem de limpeza e higiene. Não serão ali permitidas: roupas, utensílios de cozinha, comidas, etc. A zona seguinte é a Ala Verde: composta por todas a áreas de uso coletivo, principalmente cozinha e banheiro. Esses espaços de circulação serão mantidos em permanentes condições de pleno uso e conforto de todos. Para preservação ambiental, as Alas Vermelha e Verde serão fiscalizadas diariamente pelos gestores, sendo passíveis de sanções caso encontradas falhas de manutenção. A última é a Ala Amarela, de uso privativo de apenas um ou alguns ocupantes: quartos ou banheiros privativos, que terão fiscalização opcional. Esses espaços são de uso exclusivo dos atores sociais acima descritos, sendo que pernoite de outros figurantes só poderá ocorrer com expressa permissão dos provedores. Aos ocupantes será concedida a opção de fiscalização dos aposentos, o que poderá resultar em bônus extras por bom ajustamento de conduta, mas também em multa, caso sejam encontradas falhas. Mesmo a fiscalização sendo opcional, a Ala Amarela não poderá exalar qualquer forma de poluição para as demais zonas.

     O PAC- v.F contém uma série de outros desdobramentos, mas apenas na forma básica acima descrita já surtirá uma revolução suficiente para que a ordem volte ou os incomodados cresçam e se estabeleçam com vida própria e orçamento independente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário