quarta-feira, 4 de maio de 2011

Perdoai-vos, Eles Não Sabem O Que Fazem

    
      Perdoar é uma das atitudes mais milagrosas, talvez vez o maior milagre que qualquer ser humano possa praticar. O perdão é capaz de modificar toda a dinâmica das emoções internas, de liberar a pesada tensão da mágoa, diluir a explosiva sensação de raiva, romper a corrente eterna dos ressentimentos. Algumas pessoas pensam que o perdão é algo que se dá a outra pessoa, mas o perdão é algo que damos a nós próprios, mesmo quando perdoamos outra pessoa. Perdoar não é se reconciliar com o errado, nem ser cúmplice dele, é apenas restaurar em si mesmo a paz, o equilíbrio e a serenidade. Perdoar não é esquecer, pois o esquecimento é apenas perda de memória, apagamento de lembranças, amnésia. Perdoar é descolar a dor aguda e as emoções negativas das pessoas ou das situações que a geraram. Ao perdoar alguém largamos a pesada mala dos sentimentos ruins que carregávamos e que fazia nosso coração sofrer.

     Precisamos ter uma atitude constante de perdão, pois a cada momento somos atravessados por situações capazes de gerar emoções ruins, decepção, indignação. Na esfera pessoal, os amores, os amigos, os familiares tantas vezes dizem coisas indigestas, tem atitudes que nos ferem e muitas vezes nem se dão conta disso. No dia a dia, quantas vezes somos passados para trás na fila do super mercado, no estacionamento do carro e tantas outras miúdas, mas freqüentes situações. No trabalho, cada vez mais nos confrontamos com ninhos de cobras venenosas. E ai? Nossa pressão arterial sobe, o coração acelera e a musculatura do corpo todo se contrai de tensão. Pois perdoar provoca imediato relaxamento. Perdoai-vos, pois eles não percebem o que falam, não sabem o que fazem.

     Há tantos que não sabem o que fazem e nem se dão conta disso. Gente que comete atrocidades, mas que se acha justa e santa. No âmbito coletivo, esse é um mundo de absurdas crueldades, de desonestidades de variadas formas; gerido por regras elaboradas pelos que só pensam em si mesmos e buscam benefícios apenas para sua turma. Para sobreviver precisamos permanentemente perdoar. Precisamos perdoar, pois eles não sabem o que fazem: encharcam-se com benefícios de toda ordem, enquanto discutem em plenários o tamanho das migalhas que distribuirão aos seus súditos, digo, eleitores. Precisamos perdoar até esses tipos? Sim, perdoar, mas sem esquecer e nem deixar de tomar atitudes corretivas. Apenas amainar o coração, liberá-lo do peso das emoções negativas para deixar a mente trabalhar com serenidade e assim usar a inteligência para buscar soluções e poder tirar de funções públicas aqueles que não são dignos dela.

     Toda essa gente que age como criança mal educada necessita de corretivo para aprender e deixar de praticar maus atos, precisam da ação psicopedagógica da penitência, capaz de levar luz a suas almas sombrias. Precisamos perdoar para poder ensinar, corrigir e penalizar com a medida dos justos, com a sabedoria dos bons pais e dos bons mestres. Todas as más notícias que nos assombram, todas as injustiças e grosserias que nos são praticadas precisam ser perdoadas, pois só assim impedimos que o rancor e a desesperança se instaurem em nossas vidas.

Publicado em 30/04/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário