sábado, 8 de janeiro de 2011

Entre Retrospectivas e Contagens Regressivas

     Os desatinos de final de ano bombardearam os céus com toneladas fogos e entonteceram as pessoas com shows de imagens e sons, tudo elevado ao expoente do exagero. O ano que terminou foi reduzido numa veloz retrospectiva, em ritmo pisca-pisca de notícias do acontecido: improvável ou impossível refletir sobre o que é apresentado. Para que pensar? O mundo está perdendo o senso de sentido das coisas.

    Passado o dezembro com seus coloridos embrulhos e ferventes agitos, a vida vai surfando meio preguiçosamente no verão de janeiro. Certa ressaca atrasa o avanço dos dias.

    O verão abrasador espanta ainda mais o ano que passou. Para muita gente, é a época de ouro: tem gosto doce de férias e sabor melado de diversões. Tempo de espairecer, de não pensar em nada, esvaziar a mente das ocupações e preocupações. Depois a gente pensa, depois...

    A vida vai fluindo cada vez mais rápida e desatenta. Não por coincidência, mas por uma conjugação de casualidades, nem pisamos o novo ano e somos saudados pela temporada das enxurradas. Claros sinais das alterações climáticas, evidências dos equívocos e irresponsabilidades humanas. Mas por aqui o sol está escaldante, a praia borbulha de gente e o mar está bom para banhista, surfista e todas as demais tribos. Depois a gente pensa, depois.

     Já a turma festiva do grupo dos seguidores de maus exemplos pensa rápido, não perde tempo e comemora fartamente. Devorando as maiores fatias do bolo e embolsando mais uns pedaços, entre gargalhadas, conversa de boca cheia sobre o tamanho das migalhas que deixará para o povo do salário-mínimo. No andar de cima a festa nunca acaba e é sempre animada com sofisticadas comidas, variadas bebidas, caros trajes, importados perfumes e uma exibição de despudor, maus modos e falta de sensibilidade coletiva.

     É. Nós, da câmara dos comuns, dos abobados da enchente, saltamos festivos e cada vez mais barulhentos para o Novo Ano, iludidos com as contagens regressivas: faltam tantos dias para o Natal, para o Réveillon, para o Carnaval, para o final do verão ou para o final do mês. Que amanheça, anoiteça e que chegue o salário, que acabe o carnê do carro; que chegue isto ou que acabe aquilo. E se passam noites e dias sem que se atribua valor, importância e significado à existência.

     Deixamos-nos embalar por ilusões que nos parecem coisas sólidas! Amparamos-nos nelas como se fossem concretas, para depois vê-las ruírem, se dissiparem nos ventos do tempo, como acontece com todas as miragens.

     Entre lembranças e sonhos, vamos navegando, distraídos do caminho que cruzamos, desprezando o precioso presente. Saltando sobre os dias, brincando de viver. Um dia a gente para e reflete, medita, pensa. Um dia a gente aprende a levar a vida mais a sério, assume as responsabilidades, toma atitudes. Entre retrospectivas e contagens regressivas vamos fazendo uma vida em flashes. Um dia a gente pensa e nesse dia a gente aprende.
                                                                                          publicada em 08.01.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário